A história da loteria

As loterias estão conosco há muito tempo. Eles são tão antigos que são mencionados na Bíblia, e sabe-se que o próprio César incentivou os jogos de loteria em Roma para ajudar a pagar pelos reparos que precisavam ser feitos na cidade. Diz a lenda que até a Grande Muralha da China foi paga pelos lucros dos jogos de loteria.

Nos tempos medievais, a Europa era um viveiro de atividades de loteria. Em 1420, os moradores da cidade francesa de L'Ecluse decidiram seguir a liderança de César usando uma loteria pública para ajudar a arrecadar dinheiro; desta vez para aumentar as defesas da cidade. Causas de caridade levaram funcionários da cidade belga de Bruges a realizar uma loteria em 1466 para arrecadar dinheiro para os pobres e necessitados.

No início do século XVI, os italianos pegaram febre na loteria quando introduziram a idéia de uma loteria de 'número' em Florença. Curiosamente, acredita-se que a palavra "loteria" se origine da "loteria" italiana, que significa simplesmente "destino".

A realeza pegou o potencial de ganhar dinheiro da loteria em 1520, quando o rei Francisco I da França realizou a primeira loteria estadual. Os recursos foram para a Corte Real. Quarenta anos depois, na década de 1560, a febre da loteria atravessou o Canal da Mancha quando a rainha Elizabeth I decidiu realizar sua própria loteria estadual para arrecadar dinheiro para melhorar os portos doentes da Inglaterra. Os prêmios de Sua Majestade incluíam tapeçaria e dinheiro.

A loteria ganhou popularidade na Inglaterra nos próximos dois séculos. O Museu Britânico de Londres, hoje um dos melhores do mundo, foi realmente fundado com o lucro de uma loteria em 1753.

As loterias eram particularmente populares no Novo Mundo no século XVIII. Benjamin Franklin usou um para pagar pelos canhões que ajudaram a vencer a Guerra da Independência Americana, e eles também foram usados para pagar dinheiro ao exército. A estrada da montanha, uma das principais rotas para o oeste da Virgínia, foi paga com uma loteria organizada por George Washington.

Os indivíduos também gostavam deles; Thomas Jefferson (terceiro Presidente dos EUA) vendeu a maior parte de sua propriedade através de um esquema de loteria. Muitas das faculdades e universidades históricas dos Estados Unidos foram criadas inicialmente com o produto das loterias. Mais notavelmente, estas incluem muitas das universidades da prestigiada Ivy League.

Nos últimos dois séculos, as loterias foram legalizadas e implementadas em praticamente todos os países do mundo. À medida que o número de pessoas jogando aumenta, também aumentam os prêmios; um jackpot na loteria Big Game dos EUA em 2000 atingiu US $ 363 milhões.